Gestantes

Durante este período pode ser comum o aparecimento de inflamação gengival devido às mudanças hormonais e falta de higiene correta. Visitas frequentes ao dentista podem minimizar este sintoma e evitar a transmissibilidade de bactérias causadoras das doenças cárie e periodontal. As estruturas bucais do bebê começam a ser formadas durante as primeiras semanas de vida intrauterina, por isso orientações dadas por um especialista em Odontopediatria são fundamentais para a prevenção de doenças bucais.


Primeira Infância

Logo que surgem os primeiros dentinhos pode ser feita uma visita ao odontopediatra para orientações sobre amamentação, uso da chupeta, higiene correta, uso da pasta de dente. Medidas preventivas podem ser muito importantes para evitar a instalação de problemas de oclusão (de mordida) e o aparecimento de doenças bucais (como a lesão de cárie).


Segunda Infância

Nesta fase são feitas consultas de prevenção através da avaliação e orientações da higiene bucal da criança, hábitos alimentares, hábitos nocivos (como uso de mamadeira, chupeta ou sucção de dedo), alterações na mordida. As aplicações de flúor podem ser feitas dependendo da indicação, a fim de reduzir a incidência de lesões de cárie.


Adolescência

Devido às alterações hormonais frequentes neste período, pode ser comum o surgimento de inflamações gengivais. Estas podem ser prevenidas através de orientações de higiene e dietas. Os adolescentes procuram, frequentemente, os tratamentos estéticos, como clareamento dos dentes, fechamento de espaços (diastemas), restaurações estéticas.


Tratamento de Canal

Endodontia é a especialidade em tratamento de canal. Os dentes podem ter 1, 2 , 3 e as vezes 4 canais. O endodontista descontamina a raiz e promove um “selamento”eliminando a inflamação e a infecção presente.

Após o tratamento de canal o dente deve ser reforçado com pinos ou coroas para fortalecê-lo novamente.


Facetas de Porcelana

As facetas são “capas”que recobrem os dentes melhorando a cor e sua forma. É possível serem de resina ou porcelana.

Hoje, dependendo do caso, devido a evolução dos materiais permite um desgaste mínimo no dente (cerca de meio milímetro).


Clareamento

O clareamento dos dentes dá um aspecto mais saudável e de bem-estar. O resultado é variável e depende da idade, tonalidade e integridade do dente. Todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio: a Ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações, que libera oxigênio, e este altera a cor do dente porque quebra as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento. O gel não é abrasivo nem enfraquece os dentes. O tratamento é contra-indicado para gestantes, lactentes, adolescentes com formação incompleta de raízes, pacientes alérgicos a qualquer componente da fórmula, dentes sensíveis ou com hipoplásia de esmalte. Durante o clareamento deve-se evitar a ingestão de alimentos que possuam elevada quantidade de corantes (café, refrigerantes, vinho tinto e outros).

A presença de diastema (espaço entre dentes consecutivos) pode interferir na harmonia do sorriso e problemas de dicção podem ser encontrados nestes casos.

Este procedimento de fechamento de diastemas tem excelentes resultados quando restaurados com restaurações diretas com resinas compostas sem desgaste da estrutura dental.

Em alguns casos, quando os espaços são muito grandes, há necessidade de tratamento ortodôntico.


Restaurações Estéticas

As resinas de última geração apresentam durabilidade e resistência, além de ótima adesão à estrutura dental. Podem substituir restaurações de amálgama ou fechar diastemas entre os dentes.


Tratamento à Laser

O uso do laser de baixa potência apresenta inúmeras indicações no consultório odontológico: aftas, gengivite, pós-operatório, pós extrações, nevralgias (dor no nervo), parestesias (sensação de dormência na região do nervo), paralisias, pós raspagem da raiz, dores pós clareamento, inflamações, xerostomia (boca seca), na odontopediatria sobre dentes com erupção (nascimento) dolorosa, língua geográfica, dores na ATM (articulação temporo mandibular), anestesia, herpes, apos cirurgia de implantes, nos tratamentos de canais, entre outros.


Prótese Total

A prótese total convencional ou dentadura é uma prótese totalmente apoiada na gengiva. A retenção (pressão) é obtida através de moldagens especiais e do apoio da musculatura ao redor da prótese. Nossas próteses são confeccionadas em laboratório de altíssimo nível, resultando em próteses altamente polidas e com gengiva personalizada.


Prótese Parcial Removível

A ponte móvel ou removível é indicada para pacientes que perderam alguns dentes e pode ser feita com grampos ou sem grampos com o uso de attachments (que são encaixes em coroas fixas).


Prótese Fixa

São dentes de porcelana (cerâmica) cimentados sobre raízes podendo ter reforço interno de metal ou serem totalmente livres de metal (metal free ou cerâmicas puras).


Prótese sobre Implantes

As próteses sobre implantes podem ser individuais ou totais. As individuais e totais podem ser em resina ou porcelana. Hoje o uso do zircônio que é um material altamente resistente, permite fazer trabalhos altamente estéticos dando suporte a porcelana. As totais são também conhecidas como prótese do tipo protocolo onde com 4 implantes é possível apoiar todos os dentes fixos eliminando o uso de uma dentadura removível. Também é possível fazer uma prótese total (dentadura) apoiada sobre implantes, elas são conhecidas como Overdentures, e tem indicação quando a quantidade óssea não permitir mais implantes. A partir de 2 implantes já é possível fazer uma dentadura sobre implantes.


Higiene Oral

Uma vez o tratamento ortodôntico iniciado, é importante que você mantenha limpo seus dentes, gengiva e aparelho. Brackets, fios, bandas e contenções podem todos reter alimentos, tornando difícil a escovação e o uso do fio dental, e consequentemente, facilitando a criação de placas. Escove cuidadosamente seus dentes, seguindo as instruções que lhe serão passadas no momento da colocação do aparelho, principalmente após qualquer refeição. Não se esqueça de usar diariamente o fio dental. Desta forma você estará prevenindo placas, cáries, manchas indesejáveis e doenças gengivais.